Piratas em ação: relatório lista as séries e filmes mais pirateados em 2021

A pandemia de Covid-19, que limitou a mobilidade de bilhões de pessoas em todo o mundo nos últimos dois anos, provocou não apenas uma explosão no consumo de conteúdo digital, mas também na pirataria desse conteúdo.

Um levantamento feito pela empresa de segurança e conteúdo digital Akamai em parceria com a Muso, empresa de tecnologia antipirataria, revelou o crescimento da pirataria – e de seus prejuízos, em 2021. O relatório traz a lista das 10 séries e 10 filmes mais pirateados de janeiro a setembro do ano passado.

A oitava edição do relatório State of the Internet – SOTI, se concentrou no setor de mídia e mais especificamente em um tópico ainda não explorado nas edições anteriores: a pirataria. Por isso, recebeu no título o adendo: Segurança: Piratas à vista (Security: Pirates in the Outfield, no original, em inglês).

Globalmente, os principais setores pirateados foram televisão, com 64 bilhões de visitas, editorial, 30 bilhões de visitas, cinema, com 14,5 bilhões de visitas, música, com 10,8 bilhões de visitas e software, que inclui videogames e softwares para PC, com 8,9 bilhões de visitas.

A pirataria de streaming e download não licenciado causa significativo prejuízo para essas indústrias. Somente no Brasil, de acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP), apenas em 2020, o mercado ilegal custou R$ 287 bilhões ao Brasil, atingindo principalmente os segmentos de música e televisão.

Segundo Arie Halpern, especialista em tecnologias disruptivas, a pirataria de conteúdo de mídia e entretenimento envolve fatores econômicos, de tecnologia e comportamentais. “Há vulnerabilidades tecnológicas, mas também interesse em ter ganho com estas práticas e, muitas vezes, o desejo de consumir um produto ainda não disponível nas plataformas em que essas pessoas têm acesso”, pondera.

Os maiores alvos da pirataria digital

As 10 séries mais pirateadas:

1. Lóki – 1ª temporada
2. WandaVision – 1ª temporada
3. Rick and Morty – 5ª temporada
4. The Falcon and the Winter Soldier – 1ª temporada
5. The Walking Dead, – 10ª temporada
6. Game of Thrones – 8ª temporada
7. The Flash – 7ª temporada
8. Vikings – 6ª temporada
9. True Beauty – 1ª temporada
10. Superman & Lois– 1ª temporada

Os 10 filmes mais pirateados:

1. Godzilla vs. Kong
2. Liga da Justiça de Zack Snyder
3. Viúva Negra
4. Velozes & Furiosos 9
5. Mortal Kombat (2021)
6. O Esquadrão Suicida (2021)
7. Cruella
8. Mulher Maravilha (1984)
9. Raya e o Último Dragão
10. Jungle Cruise

Porém, a escalada na pirataria não deve arrefecer. A Muso registrou aumento de 53,7% na pirataria de filmes em janeiro deste ano em comparação com o mesmo mês de 2021. O filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, lançado em dezembro, foi o mais pirateado nesse período. Em cartaz há apenas três meses, o filme já é o 9º mais pirateado desde 2019.