Pizzaria nos EUA usa robôs como pizzaiolos

Pizzaria nos Estados Unidos usa mão de obra de robôs pizzaiolos

Pizzaria nos Estados Unidos usa mão de obra de robôs pizzaiolos

Uma pizzaria na Califórnia, nos Estados Unidos, decidiu otimizar a forma como pizzas são produzidas e inserir dois robôs em sua cadeia produtiva. Localizada no Vale do Silício, a Zume pizza criou um processo semiautomatizado de preparação de pizza, segundo a Bloomberg. No processo, um ser humano prepara a massa e usa uma máquina especial para achatá-la. Depois, um dos robôs adiciona enquanto outro espalha o molho por toda a superfície.

As primeiras entregas da pizzaria começaram em abril deste ano. A ideia da Zume Pizza é conquistar o mercado usando os robôs para tornar a produção e a entrega da comida o mais eficiente possível. Por isso, além do maquinário na pizzaria, a empresa desenvolveu vans especiais que possuem fornos que cozinham a pizza enquanto ela está sendo transportada para seu destino. A utilização das vans, no entanto, precisa de aprovação das autoridades locais.

Alex Garden, co-fundador e presidente executivo da Zume, diz esperar que a empresa se torne a “Amazon da comida”. “Imagine a Dominos sem a mão de obra, seria extremamente lucrativo”, disse ele ao portal The Verge. Ao Bloomberg, ele explicou: “Cada van possui 56 fornos que podem ser ligados remotamente. Os robôs colocarão as diferentes pizzas nesses fornos e a van percorrerá a vizinhança. Com três minutos e quinze segundos faltando para chegar à casa do cliente, o sistema em nuvem ligará o forno e o cliente receberá uma pizza recém-saída do forno.”

Os robôs utilizados na cadeia de produção, Marta e Bruno, são frutos de uma parceria com a AAB, empresa suíça especializada em robótica.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *