Arie Halpern: poderá o Brasil abrigar um novo Vale do Silício?

ValedoSilício

Empreendedorismo, inovação, tecnologias… Essa é a atmosfera para quem vive nos territórios próximos ao Vale do Silício. Lar das maiores empresas de tecnologia do mundo, o polo referência em novas tecnologias é responsável por criar um ambiente culturalmente inovador, estendendo-se para cidades como São Francisco, Palo Alto etc., que se movimentam em torno do centro intelectual e empreendedor. Outras cidades ao redor do mundo buscam chegar lá, mas será que essa é uma cultura replicável no Brasil?

Em partes, não. Estruturalmente falando, as chances de o Brasil abrigar um Vale do Silício à altura do original, em um futuro próximo, são poucas. Segundo o portal Projeto Draft, que consultou três especialistas no assunto, as razões para que isso não seja alcançado são muitas. Ente elas, destaca-se o fato de que o País possui um ambiente de negócios desestimulante para o empreendedor. E isso inclui a excedente burocratização, como já citei algumas vezes em meu blog. Além disso, especialistas citam que as escolas brasileiras não trabalham a criatividade dos alunos, formando empregados e não empreendedores.

Levando em consideração esses e outros pontos, o Brasil não possui estrutura para ser um próximo polo de inovação, semelhante ao Vale do Silício. Mas, tem a capacidade de ser, respeitando sua realidade, uma nação de empreendedores que se espelha em modelos de incentivo à inovação. Dessa forma, é possível criar mecanismos para que mais empreendedores tenham o preparo para a criação dessa cultura interna.

Isso, aos poucos, está sendo feito. O Brasil tem comportado cada vez mais institutos de pesquisas, e está progredindo na direção do incentivo à ciência, inovação e tecnologia. Não há mal nenhum em mirar no Vale do Silício. Ainda que não se torne uma Meca da inovação, o Brasil cria cada vez mais oportunidades, internamente, para cultivar uma cultura cada vez mais empreendedora.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *