Presidente Lincoln revive na pele de robô de última geração

A Garner Holt Productions, empresa americana que fabrica robôs, mais conhecidos como Animatronics, para o parque da Disney criou um androide do ex-presidente Abraham Lincoln que chocou milhares de fãs de robótica no mundo inteiro.

robô foi fabricado com uma pele de silicone que simula rugas e outras expressões faciais e foi programado com mais de 40 gestos baseados no comportamento humano. É importante ressaltar que, enquanto a maioria dos Animatronics se movimenta a uma velocidade de 32 quadros por segundo, a cópia de Lincoln é capaz de se movimentar a 1000 quadros por segundo, o que dá mais naturalidade aos seus gestos. Seu sistema de som interno é especialmente configurado para parecer que a voz é projetada pela boca, para dar um ar realístico à fala. É possível vê-lo em ação aqui.

Divulgação Garner Holt

O ponto mais interessante do projeto que deu “vida” ao robô Lincoln é que ele foi concebido em parceria  com o exército dos Estados Unidos.  Para treinar os fuzileiros navais em situações de perigo, o Pentágono pediu o auxílio da Garner Holt para produzir uma série de robôs com as mais variadas expressões faciais. A empresa americana criou uma cidade inteira com robôs dotados de pele de silicone, sendo que alguns deles representariam o papel de terroristas. Por meio das diferentes expressões faciais, os soldados deveriam identificar e neutralizar os androides identificados como terroristas.

Abraham Lincoln é uma das figuras mais representadas em toda a história americana. A primeira vez em que alguém construiu um busto animado do presidente foi em 1964, durante a Feira Mundial de Nova York (New York World’s Fair): tratava-se de um busto que podia mexer a boca e levantar as sobrancelhas com o auxílio de alguns circuitos elétricos internos.

Os CEOs da americana Garner Holt planejam fabricar uma linha inteira de robôs históricos, que incluirá figuras políticas como Martin Luther King e George Washington. Por ora, o presidente Lincoln não tem data para estrear nos parques da Disney, mas já é uma das atrações futuras mais esperadas pelo público.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *