Primeiro parque subterrâneo do mundo será construído em Nova York

Lowline será um parque subterrâneo em Nova York

Lowline será um parque subterrâneo em Nova York

A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, ganhará nos próximos anos o primeiro parque subterrâneo do mundo, o Lowline, projeto idealizado em 2011 pelo arquiteto e ex-engenheiro James Ramsey, da Nasa. De acordo com o portal Tech Insider, o projeto foi aprovado em meados de julho pela vice-prefeita Alicia Glen e pela New York City Economic Development Corporation.

O parque será construído em Manhattan, onde está o antigo terminal da ponte de Williamsburg (o terminal de bonde foi desativado em 1948). A inauguração do Lowline está prevista apenas para 2020, mas uma das áreas, que fica na superfície, a chamada Lowline Lab, já está em funcionamento no antigo mercado da rua Essex. O custo total do projeto deve ficar próximo de US$ 70 milhões com aproximadamente 4 mil metros quadrados de área acessível. O projeto prevê um teto especial no parque subterrâneo que permitirá  a entrada de luz solar. A ideia do parque é fazer com que as pessoas não sintam que estão embaixo da terra. O co-fundador da Lowline Dan Barasch disse ao portal Tech Insider que o sistema montado para receber luz solar natural é bem simples, mas inteligente: são utilizados espelhos com um sistema similar ao de periscópios para canalizar os raios do sol para baixo. Essa luz natural possibilitará que as plantas do parque façam fotossíntese naturalmente.

Quando estiver pronto o parque deverá servir para vários propósitos, como receber eventos em uma grande praça perto da entrada, que também será decorada com relíquias do antigo terminal de bondes, e permitir a prática de atividades fitness e meditação em espaços privados. “Nova York nunca deixa de inovar, isso é o que a faz a maior cidade do mundo”, disse a vice-prefeita, Alicia Glen, em comunicado. As obras devem começar no primeiro semestre de 2018.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *