Primeiro satélite brasileiro: pela democratização da internet

Primeiro satélite brasileiro foi lançado no espaço no último dia 4.

O dia 4 de maio entra para a história espacial brasileira. Nessa quinta-feira, o primeiro satélite nacional – o SGCD (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas) – foi lançado ao espaço, na base de Kourou, na Guiana Francesa. Além da importância do acontecimento para a Defesa nacional, é um importante passo para a democratização da internet por aqui.

A intenção de lançar ao espaço um satélite geoestacionário é oferecer internet banda larga em todo território brasileiro, até mesmo nas áreas mais remotas. Após uma série de testes técnicos, as operações, feitas em Brasília, devem começar em junho.

“Estaremos iluminando o Brasil, gerando inclusão social e digital em escolas, hospitais, postos de saúde e, principalmente, aumentando a competitividade do Brasil”, comentou Antonio Loss, Presidente da Telebrás, ao portal O Globo.

O investimento total do governo brasileiro no projeto foi de R$ 2,7 bilhões. Com isso, o Brasil não precisará mais alugar satélites de empresas privadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *