Programação para crianças: BBC lança mini placa programável

BBC cria mini placa programável para ensinar crianças

BBC cria mini placa programável para ensinar linguagens de código à crianças

A British Broadcasting Corporation (BBC), rede de rádio e televisão do Reino Unido, investiu em um projeto educacional para ensinar programação às crianças, que utiliza uma mini placa programável. A micro:bit, como foi batizada a mini placa, já pode ser encomendada e será distribuída nas escolas para um milhão de crianças.

O projeto é parte de uma iniciativa mais ampla da BBC chamada “Make It Digital”. Segundo o site Tech Crunch, o objetivo da BBC com a micro:bit é inspirar “uma nova geração a ser criativa com a codificação, programação e tecnologia digital”. Ainda segundo a reportagem, a mini placa programável é um computador de bolso que você pode codificar, personalizar e controlar para trazer suas ideias digitais, jogos e aplicativos à vida.

Outro projeto que segue a linha do micro:bit é o do computador para ensinar código, criado pela britânica Raspberry Pi. O computador Pi foi um grande sucesso na época de seu lançamento, em 2012, e, desde então, vendeu mais de oito milhões de unidades. A grande diferença entre o Pi e a mini placa programável da BBC é a faixa etária para a qual os dispositivos foram construídos. Enquanto o Pi foi adotado principalmente por uma base de usuários adultos, a BBC decidiu se focar nas crianças em idade escolar.

Uma das grandes preocupações da BBC foi tornar sua interface amigável para crianças de 11 anos ou mais. Como resultado, a mini placa programável possui luzes de LED e dois botões codificáveis que podem ser usados para controlar jogos ou pausar e pular músicas de uma playlist. O micro:bit inclui vários sensores programáveis, conectividade Bluetooth e diversas entradas e saídas para se conectar a outros dispositivos e sensores. Para auxiliar as crianças no aprendizado, a empresa também lançou um site com vários editores de código e tutoriais sobre como mexer no software da placa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *