Projeto de dispositivo eólico para regiões urbanas é premiado

Uma turbina que pode capturar o vento vindo de qualquer direção ganhou o prêmio James Dyson do Reino Unido deste ano. Dois jovens engenheiros britânicos, Nicolas Orellana e Yaseen Noorani, da Universidade de Lancaster, foram responsáveis pelo projeto. O James Dyson Award é concedido a jovens engenheiros com propostas inovadoras, e oferece £$ 2.000 para alavancar o desenvolvimento de seus produtos.

A O-Wind Turbine, como foi chamada por seus inventores, tem como objetivo capturar o vento de regiões urbanas e transformá-lo em eletricidade. A turbina é um dispositivo esférico de 25cm que fica presa em um eixo fixo. A estrutura geométrica de suas aberturas permite que ela gire quando o vento bate em qualquer direção – uma estrutura parecida com a de um cata-vento.

Seu design é totalmente portátil e, devido ao seu tamanho, pode ser facilmente carregada para diversas localidades. A praticidade foi um fator essencial para sua criação, uma vez que o projeto previa que a turbina pudesse ser mudada de lugar de acordo com as mudanças climáticas.

A inspiração dos criadores foi a sonda Tumbleweed Mars, da Nasa, projetada para uma expedição à Marte. A sonda foi feita para rolar pela superfície do planeta vermelho para medir as condições atmosféricas.

Atualmente, a energia eólica produz 4% da eletricidade mundial. Mas os parques eólicos só conseguem capturar vento de uma direção e tendem a estar localizados nas áreas rurais, onde não há grandes edifícios obstruindo a corrente de vento. A criação de um dispositivo de energia eólica próprio para regiões urbanas surpreendeu os jurados do concurso. Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, a inovação ganhou prestígio por ser um dos poucos concorrentes com soluções aplicáveis às grandes cidades e pelo baixo custo previsto para o projeto.

A expectativa dos criadores é a de realizar o projeto final da turbina usando materiais sustentáveis ​​e de baixo custo, como o plástico reciclado. Eles acreditam que esse tipo de material irá baixar o custo de venda do aparelho, permitindo que ele seja ofertado a um preço acessível a todos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *