
Uma pulseira desenvolvida por uma startup londrina chamada Doppel foi concebida para substituir a os efeitos energéticos da cafeína. O dispositivo, batizado com o mesmo nome da empresa, simula as batidas de um coração em um sensor que fica em contato com o pulso do usuário. O corpo de quem está utilizando o dispositivo identifica a velocidade das batidas como a própria pulsação, acelerando o metabolismo e deixando o usuário desperto para exercer suas atividades, ou diminuindo o ritmo cardíaco para relaxar.
“Doppel aproveita a resposta natural do seu corpo ao ritmo de forma semelhante a quando você escuta música, mas é uma batida que você sente no seu pulso ao invés de ouvir. A pulseira pode ser usada para ajudar a encarar uma reunião longa, manter o usuário calmo durante uma apresentação ou relaxar no final do dia. Ela dá mais controle às pessoas sobre seus sentimentos”, explica o co-fundador da empresa Jack Hooper ao portal TechCrunch.
O dispositivo se assemelha a uma pulseira de relógio, mas ao invés do mecanismo, possui um disco largo que fica na parte interna do pulso. Ao pressionar o disco, ele começa a pulsar a 170 batidas por minuto, frequência comum ao se praticar exercícios. Essa velocidade pode ser alterada no próprio hardware.
A startup é formada por engenheiros mecânicos, físicos, cientista de materiais e designer industrial e começou suas atividades em 2013. Todo o trabalho para desenvolver a pulseira foi baseado em pesquisas psicológicas sobre os efeitos das músicas no biorritmo das pessoas.