Pulseira especial promete substituir os efeitos da cafeína

Pulseira utiliza ritmo de batida para substituir efeitos da cafeína (Imagem de divulgação)

Pulseira utiliza ritmo de batida para substituir efeitos da cafeína (Imagem de divulgação)

Uma pulseira desenvolvida por uma startup londrina chamada Doppel foi concebida para substituir a os efeitos energéticos da cafeína. O dispositivo, batizado com o mesmo nome da empresa, simula as batidas de um coração em um sensor que fica em contato com o pulso do usuário. O corpo de quem está utilizando o dispositivo identifica a velocidade das batidas como a própria pulsação, acelerando o metabolismo e deixando o usuário desperto para exercer suas atividades, ou diminuindo o ritmo cardíaco para relaxar.

“Doppel aproveita a resposta natural do seu corpo ao ritmo de forma semelhante a quando você escuta música, mas é uma batida que você sente no seu pulso ao invés de ouvir. A pulseira pode ser usada para ajudar a encarar uma reunião longa, manter o usuário calmo durante uma apresentação ou relaxar no final do dia. Ela dá mais controle às pessoas sobre seus sentimentos”, explica o co-fundador da empresa Jack Hooper ao portal TechCrunch.

O dispositivo se assemelha a uma pulseira de relógio, mas ao invés do mecanismo, possui um disco largo que fica na parte interna do pulso. Ao pressionar o disco, ele começa a pulsar a 170 batidas por minuto, frequência comum ao se praticar exercícios. Essa velocidade pode ser alterada no próprio hardware.

A startup é formada por engenheiros mecânicos, físicos, cientista de materiais e designer industrial e começou suas atividades em 2013. Todo o trabalho para desenvolver a pulseira foi baseado em pesquisas psicológicas sobre os efeitos das músicas no biorritmo das pessoas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *