Realidade virtual é tema de novo filme de Spielberg

Realidade virtual é tema de novo filme de Spielberg

A realidade virtual é o mote do próximo lançamento de Steven Spielberg como diretor, “Ready Player One” (do português, “Jogador Nº 1”). O filme é uma adaptação do livro homônimo escrito por Ernest Cline, no qual o autor, em 2011, antecipa a popularização da tecnologia VR. A obra foi cultuada pelos fãs do universo geek e agora ganha as telonas.

A história se passa em 2044, ano em que o planeta atravessa uma crise energética e é assolado pela pobreza. Grande parte da população encontra como escapatória o OASIS, mundo simulado na realidade virtual criado pelo personagem James Halliday, um milionário. Antes de morrer, Halliday cria um jogo: quem encontrar o Easter Egg escondido no OASIS herdará todos os seus bens como recompensa.

O primeiro trailer foi apresentado no último dia 22 (sábado) durante a feira Comic-Con, em San Diego, Estados Unidos. Apesar dos personagens transitarem pelo ambiente virtual, algo ainda muito distante para a tecnologia atual, as ferramentas – óculos e roupas especiais – são as mesmas que hoje conhecemos.

Em junho do ano passado, Spielberg fez uma reflexão sobre a presença de filmes de realidade virtual no tradicional Festival Internacional de Cinema de Cannes, vista por ele como perigosa. “Ela [a realidade virtual] dá ao espectador muita amplitude para não ser guiado pelos roteiristas, mas para escolher eles mesmos para onde olhar. Só espero que a tecnologia não deixe a história de lado quando começar a nos envolver em um mundo que podemos ver ao nosso redor e no qual podemos decidir o que olhar”, explicou ele.

A filmografia de Spielberg é marcada pelo diálogo com a tecnologia, como em “Minority Report”, onde a engenharia computacional combate o crime com base em inteligência preditiva. Outro filme que tem o dedo do diretor, porém desta vez como produtor, é o clássico futurista “De Volta Para o Futuro”.

“Jogador Número 1” tem estreia no Brasil prevista para 5 de abril de 2018.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *