Rio 2016: fotógrafos utilizam robô para tirar fotos dos esportes aquáticos

 

(Imagem de divulgação)

(Imagem de divulgação)

Para capturar as melhores imagens embaixo d’água nas Olimpíadas no Rio de Janeiro, a Getty Imagens, agência de fotografia dos Estados Unidos, decidiu pedir a ajuda de um robô.  Um de seus funcionários, o fotógrafo esportivo Al Bello, que já fotografou 11 Olimpíadas, ficou responsável pela interação com o robô, fotografando as provas de natação, mergulho e nado sincronizado. As informações são do portal The Next Web.

Tradicionalmente, fotógrafos deixam uma câmera remota preparada e apertam o botão para tirar a foto à distância, já que não podem ficar na área da piscina durante a competição. Isso requer que o profissional visualize a imagem antes do tempo e torça para que tudo funcione corretamente. O robô de Bello e Getty permite que quem for tirar a foto veja através da piscina, mexa no zoom e na rotação da câmera para calcular a melhor hora de bater a foto. Por controle remoto, Bello consegue as melhores oportunidades para fotografar.

“Os robôs são apenas outra ferramenta para tirar fotos melhores”, Bello contou à CNN Money. “O robô não é capaz de pensar ou ter ideias sozinho, mas pode nos ajudar a conseguir fotos de maneira mais eficiente.” Durante as competições, Bello permanece perto da linha de chegada na frente de uma tela de computador com imagens ao vivo, com um controle para acessar a câmera de longe. Ele usa recursos do robô e do disparador remoto, juntamente com o seu melhor julgamento, para capturar a melhor imagem.

A Getty recentemente abriu uma parte livre da sua coleção de imagem para os consumidores, com o lançamento de um site de fotos Olímpicas. Tradicionalmente, a fotos da Getty são baixadas (e compradas) por empresas e veículos de comunicação. Mas a plataforma destaca cerca de 5.000 fotos dos Jogos Olímpicos por dia, incluindo algumas tiradas por Bello.

 


Comentários

Rio 2016: fotógrafos utilizam robô para tirar fotos dos esportes aquáticos — 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *