Robô cirurgião é capaz de remover cataratas

Novo robô cirurgião pode revolucionar cirurgia de catarata (Imagem de divulgação)

Novo robô cirurgião pode revolucionar cirurgia de catarata (Imagem de divulgação)

 

Um novo modelo de robô cirurgião, desenvolvido pela Cambridge Consultants e chamado Axsis, é capaz de realizar movimentos em microescala com precisão suficiente para realizar uma cirurgia de remoção de catarata. Segundo o portal The News Scientist, o robô é operado a distância e possui dois braços equipados com pequenas pinças.

Durante a cirurgiã, o médico deve cortar um pequeno buraco na córnea do paciente, depois retira a catarata com equipamentos especializados e substitui essa região do olho com uma lente de contato permanente. Segundo os criadores do Axsis, ele é capaz de fazer todas essas etapas com mais precisão do que os médicos humanos.

O novo robô também deve evitar erros humanos durante a cirurgia, que podem deixar a visão do paciente nebulosa. As pinças do Axsis são articuláveis e ficam conectadas a braços que possuem “tendões” leves e fortes, feitos do mesmo material que a NASA utiliza para construir suas velas solares. Atualmente, existe apenas um modelo de demonstração do robô.

Para controlar o robô, o cirurgião senta-se em uma estação próxima e usa dois joysticks para mover as pinças enquanto assiste seu trabalho em uma tela. A imagem na tela é ampliada, assim o cirurgião pode fazer movimentos mais precisos. Se perceber que o cirurgião pode cometer um erro, o sistema consegue barrar o movimento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *