Robô de entregas é mais novo funcionário de hotel na China

A gigante chinesa no ramo da tecnologia Alibaba criou um robô especialmente para a indústria hoteleira. Apelidado de “space egg”, (ou ovo espacial, do inglês) por conta do seu formato, o robô tem a função de um order taker – funcionário responsável por realizar entregas de serviço de quarto.

O pequeno “ovo” possui um metro de altura e anda pelo hotel a uma velocidade de um metro por segundo. Ao andar, o robô projeta um laser diretamente no chão, indicando a direção que está seguindo. Sensores inteligentes impedem que ele colida com pessoas ou objetos, mesmo que em movimento.

Projetado para levar pratos, bebidas, toalhas ou qualquer outro item requisitado pelo serviço de quarto, o robô ainda pode interagir com as pessoas ao longo do caminho, indicado informações como previsão de tempo e as horas, quando perguntado.

Arie Halpern comenta sobre o Space Egg

O robô é incrivelmente independente e vai além de um simples delivery boy. Quando o hóspede faz um pedido para a cozinha, por exemplo, o robô chega a conferir o prato antes de leva-lo ao requerente. Após pegar a encomenda, o robô transita sozinho pelo hotel e inclusive chama o elevador para se locomover dentro das instalações. Assim que chega na porta do hóspede, envia um sinal para a TV do quarto avisando de sua chegada.

Veja seu funcionamento aqui:

O robô começará a funcionar em um hotel cinco estrelas localizado na cidade de Hangzhou, na China, ainda este ano. Embora pouco conhecida pelo público, a empresa chinesa responsável pela invenção do robô é uma das maiores corporações de comércio eletrônico do mundo: suas vendas on-line em 2015 foram maiores que as do Walmart, Amazon e eBay juntos.

Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, a proposta do robô é interessante, pois não substitui os serviços de um funcionário. “O serviço de quarto normalmente é realizado por funcionários com outras atribuições. Portanto, um robô para entregas desse tipo representa um alívio para o restante dos funcionários do hotel e não ameaça o emprego de ninguém, além de ser um ótimo atrativo para os hóspedes”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *