Robô enfermeiro ajuda equipe ao separar remédios e equipamentos médicos

A equipe do Hospital Health Dallas, no Texas, foi a primeira a contar com a ajuda de um enfermeiro diferente: um robô dotado de inteligência artificial com conhecimentos em medicina.  Apelidado de Moxi, o robô possui um rosto, uma cabeça, um braço e se locomove por meio de quatro rodas pelos corredores do hospital. Ele possui sensores para não esbarrar em nada.

O Moxi nunca lida diretamente com pacientes. O propósito de sua existência é ajudar com problemas de logística e dar suporte à equipe médica. O robô pega material hospitalar de maneira independente, à medida que percebe a necessidade do uso de certo materiais ao longo dos turnos. Se algum funcionário precisar de um equipamento específico, basta fazer a solicitação ao Moxi que a entrega é feita em poucos minutos.

Segundo os criadores da máquina, enfermeiros passam até 30% do seu tempo buscando remédios e outros objetos como seringas, gazes e curativos. Além disso, há uma escassez de enfermeiros na maioria dos hospitais americanos. Por esse conjunto de motivos, um robô como Moxi é mais do que bem vindo para ajudar. Ele possibilita que os enfermeiros deem maior atenção aos pacientes.

Veja o Moxi em ação:

Atualmente, mais outros quatro hospitais no Texas contam com seus exemplares do Moxi. Em Dallas, o robô é uma celebridade e é adorado por toda a equipe médica. Os funcionários da instituição fizeram até um crachá para o colega robótico.

Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, é importante que as máquinas prestem auxílio em áreas fundamentais como a saúde atuando de forma paralela, sem ocupar o espaço dos profissionais. “A graça do Moxi é que ele é apenas um ajudante. Ele não compete diretamente com humanos, pois nunca conseguiria realizar os trabalhos de um enfermeiro por completo. Entretanto, ele contribui muito com a equipe: poupa o cansaço dos funcionários em tarefas simples, como as constantes idas à farmácia”, conclui Arie.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *