Saiba quais são os melhores softwares para produzir música

O ano começa com a divulgação de uma lista dos melhores programas para compositores, principalmente os iniciantes que não têm muita familiaridade com essas tecnologias, produzir suas próprias composições e arranjos musicais. O material foi elaborado pelos especialistas do site Wire Realm, que agrupa aficionados por equipamentos sonoros, desde instrumentos até os dispositivos eletrônicos para a produção e reprodução de música.

“Os softwares para a criação de música têm ajudado milhões de pessoas ao redor do mundo a expressar os seus talentos de uma maneira que não era possível, replicando instrumentos, orquestras inteiras”, diz o especialista em tecnologias disruptivas Arie Halpern. “E para quem tem essa vocação, nada melhor do que começar o ano sabendo quais são as melhores opções por quem vive esse universo”, completa.

Apple Garageband

Um dos melhores softwares de música para iniciantes disponíveis para quem usa um Mac. O programa é gratuito com a compra de qualquer laptop da Apple. Ele conta com uma biblioteca de sons completa, que inclui recursos desde instrumentos até predefinições de guitarra e voz, além de uma seleção de bateria.

FL Studio

O FL Studio não vem incluído na compra de um laptop, como o Garageband da Apple, no entanto, é compatível apenas com o Windows. Isso o torna a escolha “número 1” do site especializado para quem não usa do Mac. Depois de comprar o pacote FL Studio, o usuário tem acesso a atualizações gratuitas para sempre. A utilização de seus recursos em todo o seu potencial permite criar trilhas sonoras poderosas, personalizadas e profissionais.

Ableton Live

Esse software é compatível com Mac e Windows. O Ableton Live adota uma abordagem única de composição e arranjo. Apesar desses excelentes recursos, é preciso ter uma mente aberta para mudar dos programas tradicionais para o Ableton Live, já que ele tem uma configuração única que requer algum tempo para aprender. No entanto, ele permite que o usuário avance em sua maturidade musical, o utilizando para composições mais sofisticadas sem precisar trocar de sofware em longo prazo.

Logic Pro

Esse sistema é esteticamente agradável, mas é bastante complexo ao primeiro contato. Pode ser adquirido por meio da App Store no seu laptop, e é baixado automaticamente como um novo aplicativo. O Logic Pro permite alguns recursos extras que o Garageband não possui. Ele fornece muito controle sobre os detalhes, permitindo personalizações que acompanham o músico ao longo de sua carreira.

 

Com informações: Apple; Microsoft; Wire Realm; Logic Pro; Ableton Live; FL Studio.