Serviços em nuvem oferecem armazenamento seguro de dados

Serviço em nuvem

Ocupar a memória de computadores e smartphones é coisa do passado. Agora, o serviço da vez é aquele que oferece um espaço virtual onde todo e qualquer tipo de arquivo pode ser armazenado e acessado: o cloud service, ou, em português, serviço em nuvem. Atualmente, no Brasil, cerca de 41% das empresas começaram a investir em algum modelo de tecnologia cloud, afinal, o serviço garante que as informações desejadas fiquem mais seguras e privadas. Mas, mais do que bastante procurados, os serviços em nuvem também abrem um novo nicho para quem deseja empreender no mercado.

Segundo levantamento da consultoria Frost & Sullivan, o mercado de “cloud computing” deverá crescer 30% no Brasil até 2017, movimentando cerca de US$ 1,1 bilhão. Ao substituir custos como o de servidores físicos, o serviço traz economia para empresas, além de oferecerf segurança de informações. Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, Renato Macedo, diretor comercial de serviços multi-indústria da HP, justifica o crescimento do modelo no País dizendo que “o mercado brasileiro está mais maduro quanto ao uso do ‘cloud computing’. As empresas têm amadurecido sobre como tirar vantagens de ambientes digitais”. Empresas saem ganhando ao adotarem o modelo. E quem oferece o serviço, também.

Afora os serviços oferecidos mais tradicionais, como Dropbox, Apple iCloud Drive e Google Drive, outros novos serviços  em nuvem surgem no mercado. O brasileiro Rafael Libardi é um exemplo de empreendedor digital. Ele criou, recentemente, a startup Ukkobox, serviço de armazenamento na nuvem que promete alto nível de segurança a um custo menor. Ainda sobre modelos relativamente novos que surgem no mercado, o Vouclicar.com, que também oferece serviço em nuvem para pequenas e médias empresas. Em dois anos de atividade, o marketplace brasileiro de soluções de TI obteve um crescimento de 500% na procura por serviços de nuvem desde julho do ano passado.

Seja da perspectiva do contratante ou do empreendedor, os serviços em nuvem são uma ótima opção no mundo corporativo. Para grandes, médias ou pequenas empresas, o baixo custo é mais do que um atrativo: tornou-se um diferencial.

Confira aqui alguns dos principais serviços em nuvem.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *