Sistema usa selfies para autorizar compra pelo cartão de crédito

Mastercard lança sistema que permite pagamento com selfies (Imagem de divulgação)

Mastercard lança sistema que permite pagamento com selfies (Imagem de divulgação)

A Mastercard anunciou nesta terça-feira, 4, o lançamento do Identity Check Mobile, sistema que utiliza impressões digitais e reconhecimento facial para comprovar a identidade do titular do cartão e realizar pagamentos. Até o final deste ano, o sistema será lançado no Reino Unido, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Holanda, Noruega, Espanha e Suécia. Em 2017, ele deverá ser ampliado para todo o mundo.

Com o sistema, a empresa pretende eliminar o uso de senhas para compras online, além de usar o celular para transmitir informações biométricas por meio de uma ‘selfie’ do rosto do comprador ou suas impressões digitais. Segundo o portal TechCrunch, a Mastercard apontou a conveniência como uma das motivações para desenvolver o sistema, que também pode mitigar o risco de fraude nos pagamentos. Para utilizar o sistema, o usuário deve instalar no celular um aplicativo específico.

Questões sobre a segurança dos dados de clientes armazenados pelo sistema da Mastercard foram levantadas pela imprensa, mas a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Uma funcionária que não quis ser identificada disse ao TechCrunch que todos os dados serão criptografados. “Os dados biométricos são usados apenas para a finalidade para a qual foram coletados, ou seja, para verificar a identidade de um indivíduo.”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *