Smartphone substituirá passaporte no aeroporto de Dubai

Smartphone substituirá passaporte no aeroporto de Dubai

Os viajantes que passarem pelo aeroporto de Dubai não terão mais que se preocupar em pegar filas para apresentar seu passaporte. A General Directorate of Residency and Foreigners Affairs (GDRFA), agência governamental, lançou o UAE Wallet, um aplicativo disponível na Apple App Store, que substitui os documentos físicos de identificação para residentes dos Emirados Árabes que estejam em trânsito.

Como explica a reportagem do portal Mashable, os usuários podem registrar no aplicativo as informações de identidade, passaporte e vistos internacionais e usá-los no aeroporto. É necessário apenas mostrar o código de barras gerado pelo app, que será escaneado, liberando a passagem do viajante. Segundo os desenvolvedores do sistema, todo o processo não deve demorar mais de 10 segundos.

De acordo com o portal GulfNews, o aplicativo vem sendo usado atualmente apenas no Terminal 3, mas aos poucos deve se expandir para outros terminais. “O app irá economizar o tempo dos passageiros, além de proteger seus documentos e passaportes. O viajante será o único capaz de utilizar o smartphone nos terminais”, explicou o Tenente General Dahi Khalfan Tamim, vice-presidente da polícia e segurança pública de Dubai e major-general da GDRFA.

Na fase inicial, o UAE Wallet conterá informações de documentos pessoais e detalhes dos passaportes. Na segunda fase, irá conectar todos os dados dos residentes do país na carteira digital de cada um para que eles não precisem apresentar os documentos físicos no embarque. “Com toda a transação demorando entre 10 e 15 segundos, essa é claramente uma maneira inteligente de se viajar. Ela acelera o processo de imigração significativamente e diminui as filas. Nosso foco agora é convencer mais pessoas a usarr a tecnologia”, disse Paul Griffiths, chefe-executivo do Aeroporto de Dubai.

O portal Mashable adverte, no entanto, que, apesar dos desenvolvedores afirmarem que o aplicativo é protegido de ataques de hackers, nenhum sistema eletrônico é completamente seguro e os usuários devem cuidar para que suas informações não sejam roubadas.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *