Solução inteligente transforma garrafas em lâmpadas funcionais

Áreas com difícil acesso à energia elétrica ou regiões que foram atingidas por desastres naturais sofrem com a falta de diversos recursos. Uma pesquisa realizada no final do ano passado constatou que mais de 1 bilhão de pessoas vivem sem luz em todo o mundo – número que representa 1/5 da população global.

Para tentar minimizar esse problema, o projeto “Liter of Light” (“litro de luz”, em tradução livre) surgiu com uma solução econômica e prática: garrafas plásticas capazes de gerar energia elétrica a partir de energia solar. O projeto envolve empresas e associações no mundo inteiro.

Para criar a lâmpada, utiliza-se uma garrafa de dois litros cheia de água misturada com água sanitária. Isso evita o surgimento de algas, que escurecem a garrafa. Essas garrafas são então colocadas no telhado, metade para fora e metade para dentro da casa.

Durante o dia, a água cristalina reflete a luz do sol e gera luz equivalente a uma lâmpada de 55 watts. Para o período noturno, elas podem ser conectadas a pequenos painéis solares que geram até dez horas de luz. Esses painéis são vendidos a preços populares para os usuários da lâmpada.

Segundo o fundador do projeto, Illac Diaz, as pessoas conseguem pagar pelo painel para que a lâmpada funcione à noite com o dinheiro que economizam com o funcionamento da lâmpada no período diurno. As lâmpadas são oferecidas gratuitamente para pessoas de baixa renda e, depois de algum tempo, a empresa responsável oferece o pequeno painel solar por um baixo custo. Uma lâmpada noturna feita de garrafa plástica custa aproximadamente US$ 25 dólares, enquanto outros modelos que utilizam energia solar podem chegar a US$ 1000.

Leia também: Energia limpa diretamente das plantas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *