Startup arrecada meio bilhão de dólares para fazer Matrix possível

Startup arrecada meio bilhão de dólares para fazer Matrix possível

Uma empresa britânica quer construir simulações da realidade em grande escala. Para isso, já foram arrecadados cerca de 500 milhões de dólares, metade do valor almejado. O dinheiro será usado para desenvolver o Improbable, um sistema operacional baseado no SpatialOS, que permite que empresas de jogos criem enormes mundos virtuais.

O novo projeto quer fazer com que mais usuários possam conviver simultaneamente no mesmo “mundo”. O jogo World Of Warcraft, da Blizzard, por exemplo, é dividido em vários servidores, o que não permite que todos os jogadores joguem ao mesmo tempo no mesmo ambiente virtual.

Um exemplo da tecnologia que a Improbable que implantar é o jogo Worlds Adrift, atualmente em versão beta. Trata-se de um mundo onde milhares de usuários jogam ao mesmo tempo e são respeitadas condições da realidade. Por exemplo, se você cortar uma árvore, ela permanecerá assim quando outros jogadores a encontrarem. Há também um grupo de predadores que, se reproduzidos, podem aumentar e migrar para o seu território.

De acordo com o CEO da empresa, Herman Narula, “o próximo grande avanço na computação será o surgimento de mundos virtuais em larga escala, que enriquecerão a experiência humana e mudarão a maneira como entendemos o mundo real”, contou para o Mashable.

O projeto não quer se limitar apenas ao mundo dos jogos. Uma possibilidade é que a tecnologia seja usada para simulações de complexos sistemas do mundo real, como o comportamento de frotas de veículos autônomos.

A comparação desses mundos virtuais totalmente imersivos com Matrix não é nenhum absurdo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *