Startup cria spray que prolonga duração de vegetais em até cinco vezes

Startup cria spray que prolonga duração de vegetais em até cinco vezes

Uma startup baseada em Santa Barbara, na Califórnia, chamada Apeel Sciences, inventou um produto que prolonga duração de vegetais e frutas em até cinco vezes. A empresa afirma que se você pulverizar o líquido comestível batizado de Apeel em um morango, por exemplo, ele pode durar até uma semana a mais do que o normal.

Normalmente, alimentos como morangos ou vagens, após serem coletados, duram, na melhor das hipóteses, três semanas antes de começarem a apodrecer. Essa conta fica ainda mais apertada se pensarmos que o produto leva de uma a duas semanas até que chegue aos supermercados e então à sua geladeira.

Feito de cascas e caules de plantas descartadas, o Steel age como uma barreira que retarda o processo de decomposição. A empresa afirma que é possível aplicar o produto em qualquer fase da vida útil do produto.

“Nos Estados Unidos, a maior parte da água filtrada é consumida para irrigação de vegetações, enquanto 40% dos alimentos frescos acabam se estragando antes mesmo de serem usados. Isso significa que, literalmente, estamos desperdiçando uma grande parte de nosso abastecimento de água doce”, informa a Apeel Sciences em comunicado.

Por ter a casca mais dura e firme, o avocado pode durar ainda mais com a substância. A empresa afirma que o fruto pode resistir até 21 dias sem apodrecer.

 

O CEO da Apeel Sciences, James Roger, conta ao portal Business Insider que seis fazendas na Califórnia, no Quênia e na Nigéria já utilizam o produto. A empresa também está negociando com estabelecimentos no México, Peru e Chile, além de um “grande lançamento comercial nos Estados Unidos”.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA) classificou os primeiros lançamentos da Apeel como seguros, o que significa que estão aptos para serem ingeridos por humanos. A empresa também recebeu a aprovação para usá-lo em produtos orgânicos, livre de transgênicos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *