Uma startup baseada em Santa Barbara, na Califórnia, chamada Apeel Sciences, inventou um produto que prolonga duração de vegetais e frutas em até cinco vezes. A empresa afirma que se você pulverizar o líquido comestível batizado de Apeel em um morango, por exemplo, ele pode durar até uma semana a mais do que o normal.
Normalmente, alimentos como morangos ou vagens, após serem coletados, duram, na melhor das hipóteses, três semanas antes de começarem a apodrecer. Essa conta fica ainda mais apertada se pensarmos que o produto leva de uma a duas semanas até que chegue aos supermercados e então à sua geladeira.
Feito de cascas e caules de plantas descartadas, o Steel age como uma barreira que retarda o processo de decomposição. A empresa afirma que é possível aplicar o produto em qualquer fase da vida útil do produto.
“Nos Estados Unidos, a maior parte da água filtrada é consumida para irrigação de vegetações, enquanto 40% dos alimentos frescos acabam se estragando antes mesmo de serem usados. Isso significa que, literalmente, estamos desperdiçando uma grande parte de nosso abastecimento de água doce”, informa a Apeel Sciences em comunicado.
O CEO da Apeel Sciences, James Roger, conta ao portal Business Insider que seis fazendas na Califórnia, no Quênia e na Nigéria já utilizam o produto. A empresa também está negociando com estabelecimentos no México, Peru e Chile, além de um “grande lançamento comercial nos Estados Unidos”.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA) classificou os primeiros lançamentos da Apeel como seguros, o que significa que estão aptos para serem ingeridos por humanos. A empresa também recebeu a aprovação para usá-lo em produtos orgânicos, livre de transgênicos.