Startup israelense cria tecnologia alternativa para tratamento de câncer de mama

A startup israelense IceCure dedicou-se a aprimorar uma técnica conhecida da medicina e adaptá-la para o combate ao câncer de mama: a crioblação. Após uma série de pesquisas, a empresa criou um equipamento chamado IceSense3, que é capaz de congelar as células mamárias afetadas por tumores sem a necessidade de cirurgias.

Para a realização do procedimento, o paciente não precisa ser submetido a anestesia geral. A recuperação é de apenas algumas horas.  A técnica é recomendada para a fase inicial do tumor, quando a formação não passa de 2 cm. Segundo o CEO da startup israelense, Hezi Himelfarb, a aplicação do IceSense3 é tão simples e segura que pode ser realizada até fora do ambiente hospitalar.

Existente há 25 anos, a crioablação é comumente usada para remover formações externas da pele, como verrugas ou pintas. Mas a nova tecnologia vai além das aplicações superficiais: o congelamento é feito usando uma sonda fina, semelhante a uma pequena seringa, conectada a um sistema que contém nitrogênio líquido a 170°C negativos. Nenhum nitrogênio líquido entra em contato com o corpo, mas o frio da sonda cria uma bola de gelo em volta do tecido congelado.

O profissional responsável pela aplicação deve criar uma bola de gelo grande o suficiente para abranger todo o crescimento do tumor, e, se o tumor for maligno, grande o suficiente para abranger uma margem de segurança também, pegando tecidos adjacentes.

O IceSense3 está sendo testado em Israel, no Hospital Elisha e no Centro Médico Rambam, desde o final do ano passado. Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, essa é a prova de que novas invenções podem surgir de técnicas antigas. “O aperfeiçoamento de invenções antigas pode originar novos produtos revolucionários. Para isso, são necessárias mentes criativas capazes de enxergar o potencial de novas aplicações para tecnologias antigas”, conclui Arie.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *