Streaming de jogos são a grande tendência em 2021

A indústria de games deve encerrar 2020 com faturamento próximo a R$ 900 bilhões no mundo. Um crescimento de 20% em comparação com o ano anterior, impulsionado pelo isolamento social que manteve milhões de pessoas em casa

A projeção dos resultados, de acordo com o site especializado Newzoo, teve de ser revisada em meados do ano para contemplar o efeito causado pela pandemia da covid-19. O maior aumento foi nos jogos para dispositivos móveis, que representam praticamente metade desse total, seguido por jogos para consoles (29%) e para PCs (21%). 

Nos últimos anos, a evolução desse setor se deu principalmente pelos avanços no que diz respeito à qualidade gráfica dos jogos com o uso de computação gráfica tridimensional. O próximo salto, de acordo com os especialistas, virá com a popularização dos serviços de streaming de videogame

Embora não tenham causado muita repercussão, GoogleAmazon e Microsoft já lançaram seus serviços. Batizados, respectivamente, Stadia, Luna e Game Pass, eles terão em breve versões no iOS, o que deve ampliar significativamente sua base de usuários. 

Um dos pioneiros no segmento, lançado há cerca de 10 anos, o twitch permite aos usuários assistir vídeos de jogos profissionais. O fato de a plataforma receber mais de 2 bilhões de espectadores por hora é um indicador da demanda potencial pelo serviço de streaming de jogos.

Números apontam futuro promissor

Outro importante sinalizador são os números registrados pelo YouTube. Em 2020, a reprodução de vídeos de games atingiu 100 bilhões de horas, o dobro d2018. A plataforma teve 40 milhões de canais de games ativos, sendo 80.000 deles com mais de 100.000 inscritos

Já os torneios de jogos online distribuíram quase R$ 500 milhões em prêmios em 2020. Primeiro no ranking, os Estados Unidos ficaram com  R$ 111 milhõesde acordo com o portal Esports EarningsO Brasil subiu seis posições em relação ao ano passado, passando de 12º para 6º colocado, com R$ 24 milhões em premiações. 

O avanço tecnológico que possibilita avanços na qualidade, na velocidade e nos efeitos não é o único impulsionador. O sucesso recente da série da Netflix “O Gambito da Rainha” também estimulou a procura por jogos. Os canais de xadrez no Twitch aumentaram expressivamente o número de seguidores por meio de torneios virtuais entre os jogadores, aumentando a audiência e as assinaturas de canais de enxadristas famosos.

“Todos esses números apontam que há um futuro promissor para a indústria de games e a grande tendência em 2021 são os serviços de streaming“, afirma Arie Halpern, especialista em tecnologias disruptivas.