Suécia cria primeira “estrada elétrica” do mundo

Caminhão da Stavia em estrada elétrica, na Suécia

Caminhão da Scania em estrada elétrica, na Suécia (Imagem de divulgação)

O governo da Suécia e a construtora de caminhões Scania fizeram uma parceria para criar a primeira estrada elétrica do mundo.  A estrada possui dois quilômetros de comprimento e fica na região central da Suécia. Nela, caminhões híbridos especialmente projetados com um dispositivo chamado “coletor da potência do pantógrafo” podem dirigir sob os cabos de energia da estrada e se conectar a eles. As informações são do portal Mashable.

Quando o caminhão se conecta a esses cabos elétricos através do coletor, o veículo passa a funcionar movido completamente a energia elétrica. Quando eles saem da estrada, o motor reconhece que não está mais ligado ao cabo e volta a funcionar como motor híbrido. A estrada ainda está em fase de testes e, se for aprovada, será ampliada pelo país. O projeto faz parte da iniciativa do país de se livrar de veículos movidos a combustíveis fósseis até 2030.

O grande ponto positivo do programa é que ele não necessita de tecnologias que ainda precisam avançar antes de seres implementadas: assim que aprovada, a ideia da estrada elétrica pode ser expandida e seus resultados serão quase imediatos. Caminhões já utilizados no país podem ser adaptados para incluir um motor elétrico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *