Supercomputador Watson: apoio no desenvolvimento de produtos para pele

Watson ajudará TheraSkin a desenvolver produtos para a pele

Watson ajudará TheraSkin a desenvolver produtos para a pele

 

Uma parceria entre  IBM e TheraSkin, empresa de medicamentos dermatológicos e dermocosméticos, vai colocar o supercomputador com inteligência artificial Watson, desenvolvido pela IBM, para auxiliar na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos voltados para a pele, segundo o portal Exame.

Para o trabalho em conjunto, a IBM usará uma plataforma que desenvolveu chamada de “Watson for Drug Discovery” (“Watson pela descoberta de medicamentos”, em português). A plataforma identifica, analisa e classifica grandes quantidades de dados para descobrir padrões e conexões que podem ser úteis na criação de novos produtos. Eduardo Cipriani, líder da divisão de saúde de Watson no Brasil, afirmou ao portal Exame que o Watson consegue fazer em três minutos o que um time de pesquisadores faz em um ano de trabalho.

A economia no tempo abre espaço para que os pesquisadores se concentrem em questões menos burocráticas do trabalho. O menor tempo no desenvolvimento também diminui o preço final dos produtos. “O Watson é uma ferramenta de empoderamento do pesquisador”, diz Cipriani. “Ele vai permitir que o cientista faça uma pesquisa em milhões de artigos para chegar a um novo foco.”

Essa não é a única função de Watson na área de saúde. O supercomputador está trabalhando também em tratamentos para câncer, doenças pediátricas raras e tratamentos para mulheres grávidas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *