“A tecnologia pode ser aliada para melhorar nossa produtividade”, diz Arie Halpern

“A tecnologia pode ser uma aliada para melhorar nossa produtividade”, diz Arie Halpern

As pessoas cercaram-se de tecnologia. Há sua presença nas casas, nos carros, para a segurança, diversão e está completamente inserida nos ambientes pessoal e profissional. No entanto, quando o assunto é produtividade, ainda há aspectos que a tecnologia poderia preencher. A verdade é que a exposição de todos os recursos que a modernização proporciona pode ser uma armadilha ou uma dádiva, tudo depende de como extrair o melhor dela. “A tecnologia pode ser uma aliada para melhorar nossa produtividade”, diz Arie Halpern, economista e empreendedor com foco em inovação e tecnologias disruptivas. “E o mais curioso é que a própria tecnologia pode ajudar”.

É claro que não há como culpar apenas a tecnologia pelos maus costumes, já que nossos hábitos correspondem a aproximadamente 45% dos comportamentos diários e, uma vez que isto acontece, fica fácil permitir que ações improdutivas tornem-se corriqueiras. Por outro lado, há um gritante declínio de produtividade no período entre 2007 e 2016, justamente na era mais tecnológica da história.

Como nada está perdido no mundo da tecnologia, há recursos que você pode começar a serem usados desde já para melhorar nossa produtividade. Uma startup brasileira (http://fhinck.com/) aplica a eficiência operacional em equipe. Por meio de inteligência artificial, é possível reconhecer pontos a serrem trabalhados para melhorar a produtividade de uma empresa como análise de processos, necessidade de automatização e treinamento, entre outros.

Prioridade pode ter ligação com produtividade. Dificilmente todas as tarefas a serem realizadas em um dia têm a mesma importância. Experimente ranquear nove atividades a começar com graus de relevância – de muito a médio e pouco importante.

Ter controle dos seus horários é algo almejado quando se chega à vida adulta. Para isto, um aplicativo organiza o tempo de acordo com o que você gasta em reuniões e clientes, possibilitando que você tenha a noção de quanto está gastando, literalmente, em tempo.

Quem trabalha com muitas anotações e informações sabe que nem o bloco de notas e nem os post-its salvam, apesar de serem recursos muito úteis e simpáticos. Nas lojas digitais, um aplicativo de notas reúne a facilidade de agrupar conteúdo tal como o Pinterest e organizar suas ideias e achá-las depois, como se estivesse em seu computador pessoal.

Se você precisa de um recurso para organizar ideias e informações, talvez precise de algo que salve as suas senhas mais importantes e organize suas faturas em compras online.

Uma vida produtiva não está relacionada apenas às atividades no escritório. Ela deve ser alinhada com o corpo e com uma vida saudável. O problema é que o relógio não espera conciliarmos todas essas tarefas. Por isso, é bem vinda uma plataforma que ajude qualquer pessoa a praticar exercício de alta intensidade em curtos intervalos – entre sete e 20 minutos – adequando um treino para seus objetivos e limitações.

Meditar também é um eficiente modo para aumentar o foco e, logo, sua produtividade. Uma plataforma com mais de 10 milhões de usuários, entre eles executivos de Wall Street, atletas de alta performance e magnatas, introduz quem nunca meditou antes à prática.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *