Tesla vai instalar maior bateria de íons de lítio do mundo na Austrália

Tesla vai instalar maior bateria de íons de lítio do mundo na Austrália

A Tesla venceu o processo de licitação do governo australiano para instalação da maior bateria de íons de lítio, com capacidade de 100 megawatts (MW) por hora. Maior do mundo, a fonte de energia será utilizada como reserva de emergência para o estado da Austrália do Sul, que vem sofrendo apagões.

Pelo Twitter, o CEO da Tesla, Elon Musk, se comprometeu a “instalar a rede de energia na Austrália do Sul em 100 dias” ou o projeto sairia de graça para os cofres públicos.

Após sua conclusão, prevista para dezembro deste ano, o sistema da Tesla será o maior projeto de armazenamento de bateria de íons de lítio do planeta, fornecendo energia suficiente  para mais de 30 mil lares, número aproximado de residências que tem sofrido com os blackouts. A bateria será construída em um parque eólico operado pela francesa Neoen.

Detalhes do contrato da Tesla com o estado australiano não foram revelados, mas, segundo o The Guardian, Musk contou a repórteres que o custo para entregar o projeto a tempo será da ordem de US$ 50 milhões.

No ano passado, uma tempestade devastou a infraestrutura enérgica na Austrália do Sul, causando um apagão em todo o estado, deixando 1,7 mihão de moradores sem eletricidade. O desastre natural ainda rendeu outros apagões durante o verão australiano, no início deste ano. Em resposta, o governo buscou empresas interessadas em oferecer soluções de armazenamento de energia com pelo menos 100 megawatts (MW) de capacidade. Antes da tempestade, o estado era uma referência em energias renováveis.

O projeto australiano irá superar uma instalação de 80MW/hora no estado da Califórnia.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *