TikTok chega aos 1,23 bilhões de usuários ativos

TikTok, a rede social em que as pessoas postam vídeos curtos, engraçados e criativos sobre os mais diversos assuntos chegou a 1,23 bilhão de usuários ativos. Já é a terceira mais popular no mundo, superando o Instagram, e é a rede social mais baixada do mundo há um ano e meio.

TikTok ganhou as manchetes por chegar aos 1,23 bilhão de usuários ativos e ter ultrapassado o Instagram, com 1,22 bilhão. De acordo com o ranking das redes sociais mais populares, feito pela plataforma de dados Statista, a rede social chinesa está atrás apenas do Facebook, com 2,74 bilhões, e YouTube, com 2,29 bilhões.

A lista das 10 mais inclui ainda Sina Weibo, Snapchat, Kuaishou, Pinterest, Reddit e Twitter. Todas com menos de 500 mil usuários ativos. O ranking não inclui os aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Telegram e WeChat.

A rede social foi criada em 2016 pela multinacional chinesa ByteDance com o nome de Douyin e, no ano seguinte, ganhou sua versão internacional. Desde então, cresce numa velocidade impressionante. Há um ano e meio, é o app mais baixado do mundo (excluindo os aplicativos de jogos).

Somente no mês passado, segundo o levantamento da Sensor Tower, foram 56 milhões de downloads. E, no primeiro trimestre de 2020, foram 315 milhões de downloads, o maior crescimento jamais obtido por um app.

Um vídeo postado pela cantora Jennifer Lopez dá uma ideia da dimensão do engajamento no TikTok. O mesmo vídeo postado no Twitter, rede em que a cantora tem 45 milhões de seguidores, e no TikTok, na qual ela tem 5 milhões, teve 2 milhões de visualizações na primeira e incríveis 71 milhões no Tik Tok.

“Com esses números e com a velocidade de crescimento que obtém, não é difícil compreender porque o recurso de postar vídeos curtos se multiplicou nas outras plataformas”, diz o especialista em tecnologias disruptivas Arie Halpern. O Instagram, rede que também tem grande penetração entre o público mais jovem, lançou o Reels (ou Cenas, em português). O YouTube batizou sua ferramenta de Shorts e o Snapchat, de Spotlight. E, mais recentemente, a Netflix disponibilizou um feed de vídeos curtos para aparelhos móveis, batizado Fast Laughs.

Muito popular entre os mais jovens, a rede tem quase metade de seus 1,23 bilhão de usuários entre 16 e 24 anos. Por isso, não surpreende que uma jovem de menos de 20 anos seja o perfil com mais seguidores do TikTok. A americana Charli d’Amelio tem nada menos do que 109 milhões de seguidores.