Todos os veículos da Volvo serão elétricos a partir de 2019

Todos os veículos da Volvo serão elétricos a partir de 2019 (Divulgação / Volvo)

A Volvo anunciou, nesta quarta-feira (05/07), que a partir de 2019 todos os veículos da marca sairão da fábrica equipados com motores elétricos ou híbridos. A iniciativa, segundo a montadora, marca o “fim histórico” da produção de automóveis baseados apenas no motor de combustão interna e representa o compromisso da companhia de minimizar o impacto ambiental se seus produtos e contribuir para tornar as cidades mais limpas em um futuro próximo.

“A Volvo está focada em reduzir as emissões de carbono de seus produtos e suas operações. A intenção é alcançar neutralidade climática em nossas atividades até 2025”, afirma o comunicado oficial.

A fabricante ainda não produz um único carro 100% elétrico, mas já vende cinco modelos híbridos. Nesses modelos, o motor elétrico reduz o esforço do motor de combustão e, consequentemente, diminui o consumo de combustíveis e as emissões de carbono.

Entre 2019 e 2021, a fabricante sueca promete lançar cinco modelos totalmente elétricos, sendo três da Volvo e dois da Polestar, braço da Volvo de carros de alta performance. Até 2025, a empresa planeja ter vendido 1 milhão dos novos modelos ecologicamente corretos.

Os preços das versões híbridas, no entanto, não são baratos. O modelo básico do XC90 custa cerca de £61,650 (cerca de R$ 230 mil), quase R$ 50 mil a mais que a versão movida a diesel. Por isso, é difícil imaginar que a “eletrificação” da Volvo seja de alcance popular.

Mas a produção de carros elétricos não é a única ação disruptiva da Volvo programada para os próximos anos. A montadora também está testando carros e caminhões autônomos.

A Volvo foi inaugurada em 1927 na Suécia e se consolidou como uma das marcas mais conhecidas do mundo. Desde 2010, é controlada pela chinesa Geely.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *