Túneis e pontes de NY ganham sistema de reconhecimento facial

Realidade virtual é capaz de gerar empatia

A cidade de Nova York ganhará este ano um sistema de câmeras de vigilância com reconhecimento facial e de placas de carros, que serão instaladas em túneis e pontes da cidade, informou o portal Mashable. A iniciativa faz parte de um plano de transformação da infraestrutura da cidade, com o objetivo prepará-la para o futuro e aumentar a segurança.

As câmeras serão instaladas em túneis e pontes nas fronteiras da cidade e irão fazer o rastreamento de todos os que entram e saem de Nova York. O sistema também vai ajudar a reforçar a segurança contra ataques terroristas, mas tem gerado preocupações sobre abuso de poder dos órgãos governamentais.

A Metropolitan Transit Authority (MTA), empresa pública norte-americana responsável pelo transporte no estado de Nova York, será a responsável pelo gerenciamento das informações do sistema, que reconhecerá tanto o rosto de indivíduos quanto a placa dos veículos. No entanto, ainda não há uma data para o início do projeto.

Para Clare Garvie, associada do Centro de Privacidade e Tecnologia da Universidade de Georgetown e co-autora de um relatório sobre o uso não regulamentado da aplicação da lei da tecnologia de reconhecimento facial, a implantação do sistema é preocupante. “Reconhecimento facial é uma ferramenta de vigilância única porque pode ser utilizada em segredo, sem as pessoas saberem”, disse ao portal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *