Uber lança hoje primeira frota de carros autônomos

 

Uber inicia testes com carros autônomos em Pittsburgh

Uber inicia testes com carros autônomos em Pittsburgh

O Uber lançou hoje (15) seu serviço especial de carona com carros autônomos para os clientes da cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Essa região contará agora com quatro carros autônomos que estarão à disposição dos clientes. Segundo o portal TechCrunch, o sistema ainda está em fase de testes e dois técnicos acompanharão todas as viagens no banco da frente para monitorar o veículo e assumir o volante caso seja necessário.

O lançamento da frota veio um ano e meio depois do Uber contratar pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon para desenvolver a tecnologia. Um dos objetivos da empresa com esse lançamento é entender como as pessoas reagem aos carros autônomos. “Como os motoristas dos outros carros vão reagir a nós? Como vai ser a experiência dos passageiros no banco traseiro com o nossos hardware e software e o que isso tudo significa?”, disse Raffi Krikorian, diretor do Uber ATC ao portal TechCrunch, setor da empresa responsável pelos carros autônomos.

Segundo a agência de notícias Reuters, o plano em longo prazo da empresa é substituir 1,5 milhão de motoristas por veículos autônomos. “Se esse projeto fizer sucesso será ótimo para o planeta”, diz Andrew Moore, reitor da faculdade de Ciência da Computação da Universidade de Carnegie Mellon. “A razão é que nós veremos um mundo muito mais seguro e eficiente e com menos custo de energia para as pessoas se locomoverem.”

Mesmo com os diversos avanços realizados pelo Uber e por outras empresas, Mellon acredita que ainda levará vários anos para que veículos autônomos efetivamente conquistem as ruas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *