Um adesivo que informa as condições do corpo

Adesivo ajuda a monitorar nível de desidratação do corpo

Depois dos relógios de pulso que auxiliam o ser humano na prática de exercícios, fornecendo informações como pulsação, quantidade de passos e calorias gastas, a  mais nova invenção da ciência nessa área é um adesivo que se fixa na pele e fornece avisos sobre os níveis de desidratação do corpo, eletrólitos, taxa de sudorese e de fadiga – tudo enviado através do suor. As informações são do portal Mashable.

Projetado por uma equipe de cientistas da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, o dispositivo detecta a necessidade do corpo humano de ingerir água e pode até localizar a presença de fibrose cística, doença genética, sem cura, mas que, se diagnosticada precocemente, não traz graves problemas. A ideia é que, futuramente, a invenção seja útil para o diagnóstico de doenças.

O adesivo possui uma serpentina azul que dá a volta em quatro bolinhas de cores diferentes. A serpentina vai mudando de cor à medida em que o corpo vai perdendo água. Já as bolinhas representam componentes do nosso organismo, como glicose, ácido láctico, cloreto e pH.

Todas essas informações só podem ser reveladas por conta do nosso suor, que traz referências fisiológicas importantes. O maior desafio foi criar algo que poderia coletar, armazenar e analisar os fluidos.

A plataforma de análise de suor encontrada no adesivo permite que as pessoas monitorem sua saúde sem a necessidade de uma amostragem de sangue e com um dispositivo eletrônico que não exige bateria.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *