Um aplicativo para ajudar pessoas com visão prejudicada

Um aplicativo para ajudar pessoas com visão prejudicada

A Samsung lançou na última semana o Relúmĭno, um aplicativo que funciona em conjunto com o Gear VR – óculos de realidade virtual da empresa sul coreana — para compensar a deficiência parcial de visão de algumas pessoas. A novidade faz parte do Creative Lab (C-Lab), programa interno de incubação para a promoção de ideias inovadoras de funcionários.

O Relúmĭno ajuda pessoas com baixa visão de diversas maneiras, como ampliar ou minimizar imagens, ajustar brilho e nitidez, destacar objetos com contorno, inverter cores na leitura de textos, adicionar filtro de cores à tela, melhorar o campo periférico do usuário e até mesmo ajudar pessoas com escotoma, ajudando-as a enxergar o que é bloqueado pelo ponto cego do campo visual.

Produtos com objetivos semelhantes encontrados no mercado tecnológico podem custar milhares de dólares, como os óculos eletrônicos eSight, que custam atualmente cerca de US$ 9.900. Já o aplicativo Seeing AI, da Microsoft, ajuda consideravelmente a pessoa com baixa visão, uma vez que oferece interpretação de áudio para imagens focadas pela câmera do celular.

“O Relúmĭno mudará a vida de 240 milhões de pessoas com deficiência visual ao redor do mundo, e prometemos um apoio sólido e contínuo”, afirma Jail Lee, vice-presidente da companhia e responsável pelo Centro de Criatividade e Inovação.

O aplicativo está disponível para download gratuito na Oculus Store para os modelos mais recentes dos smartphones da linha Galaxy, com suporte para as línguas inglesa e coreana.

Nesse exemplo, o Relúmĭno inverte as cores do texto para ajudar na leitura.

A Samsung reconhece que seu lançamento precisa de futuras adaptações. Afinal, ninguém quer andar pela rua usando um apetrecho na cabeça com um celular embutido. Para isso, a empresa espera desenvolver um projeto que seja mais discreto, tão eficiente quanto e natural como óculos comuns.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *