Arie Halpern: um tour pela inovação no Brasil

MadeInBrazil

Um país que encabeça o ranking quando o assunto é empreendedorismo não necessariamente se garante em termos de inovação. Segundo pesquisa mundial feita pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil, embora considerado o mais empreendedor de todos os 100 países pesquisados, está quase na lanterna em relação à inovação, ocupando a 70ª posição. Uma realidade que o Brasil está se empenhando para mudar. Nesta semana, o plenário do Senado aprovou o projeto de lei da Câmara que cria o Código Nacional de Ciência e Tecnologia.

Dentre outros, o projeto tem o objetivo de simplificar e estimular o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação no País. O Código, que aguarda a sanção da Presidência da República, incentivará a pesquisa nacional e a criação de soluções mais tecnológicas.

Paralelamente ao processo de aprovação da regulação, há um movimento de grandes cidades para promoverem a inovação. Para citar um exemplo, Florianópolis – que aparece como líder no  levantamento das dez cidades brasileiras com maior potencial inovador feito pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) –, possui, desde 2012, um Conselho Municipal de Inovação, responsável por coordenar e avaliar ações e políticas públicas de promoção da inovação para o desenvolvimento do município. A cidadRe abriga aproximadamente 45 entidades que atuam em conjunto para fortalecer a inovação local, segundo reportagem da Revista Inovação.

É dessa forma, individual e coletivamente, que o cenário empreendedor do Brasil tem a chance de perpetuar uma cultura de inovação. O ambiente é propício.

 

Publicado em Reflexões Link Permanente

Sobre Arie Halpern

Arie Halpern é um economista e empresário com vocação para inovações. Criou empresas alinhadas ao conceito de tecnologia disruptiva, como a CTF Technologies, e atualmente é diretor da irlandesa Tonisity, que desenvolveu uma tecnologia inovadora em nutrição e bem estar de porquinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *