Uma livraria sem livros nas estantes

Livraria imprime livros para o cliente, na hora. (Imagem de divulgação)

Livraria imprime livros para o cliente (Imagem de divulgação)

A Librairie des Puf, dirigida pela editora Presses Universitaires de France, não tem livros à vista. Lá existem livros, mas eles não estão em estoque nem disponíveis em estantes – são impressos apenas sob encomenda, diante dos olhos do cliente.

Quem tornou isso possível foi a empresa americana On Demand Books, que desenvolveu a tecnologia disruptiva Espresso Book, máquina batizada em alusão aos cinco minutos necessários para imprimir um livro, o mesmo tempo que se leva para tomar um cafezinho. É tudo que dá tempo de fazer enquanto a máquina transforma PDFs em brochuras.

Os clientes se sentam confortavelmente e escolhem um título — e, se quiserem, podem acrescentar ao texto suas próprias anotações. O diretor da loja, Alexandre Gaudefroy, contou em entrevista ao jornal “New York Times” que, do ponto de vista empresarial, não precisa se preocupar com espaço para estoque: “estamos em um lugar com menos de 80 m² e posso oferecer aos leitores o número de títulos que eu quiser”. Todos os 5.000 livros publicados pela Les Puf estão disponíveis, além de outros três milhões de livros compilados pela On Demand Books.

É a reinvenção de uma loja inaugurada em 1921. A Librairie des Puf original tinha vários andares e foi um símbolo acadêmico e cultural, até fechar por causas financeiras e aumento dos aluguéis. Reabriu agora com essa ideia.

Agora, com o sucesso da inovação, Gaudefroy disse que já pensa em abrir lojas em outras cidades francesas. “Depois de algumas semanas de funcionamento, há um motivo comercial para fazer isso, porque estamos vendendo muitos livros — muito mais do que prevíamos”, disse ele. “Pensamos que venderíamos 10, 15 livros por dia, mas tem sido mais como 30,  40.”

A Librairie des Puf também faz entrega online pelo www.puf.com

Se for à Paris, o endereço é: 6, avenue Reille, 75685 Paris Cedex 14


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *