Videogames podem motivar crianças autistas

Pesquisadores criam games para desenvolver habilidades sociais em crianças autistas (Imagem de divulgação)

Game busca desenvolver habilidades sociais em crianças autistas (Imagem de divulgação)

Crianças autistas possuem grandes dificuldades em manter relações sociais com outras pessoas, mas costumam ser motivadas  pelos videogames. Com base nisso a pesquisadora australiana Gail Alvares, da University of Western Australia, e sua equipe desenvolveram, em parceria com o Instituto Telethons Kids, um projeto de videogames para ensinar habilidades sociais a crianças autistas. “Nós gostamos de games e sabemos que crianças também, então por que não desenvolver algo que possa ser incrementado como parte da terapia delas?”, disse a pesquisadora ao portal Mashable.

Se pais, professores e terapeutas tiverem ferramentas de aprendizado para atrair a atenção de autistas será possível, será um grande passo para desenvolver as habilidades sociais dessas crianças. “Uma das grandes dificuldades que essas crianças experimentam é prestar atenção em situações”, explica Alvares. “Elas podem não manter contato visual ou prestar mais atenção em objetos do que em outras pessoas.”

Para crianças de 5 a 12 anos foram desenvolvidos três jogos pela equipe da pesquisadora, tendo como personagem principal um cachorro chamado Frankie que precisa de ajuda para encontrar seus amigos. Os jogos focam principalmente nas habilidades sociais, que são um desafio para crianças com autismo, como interpretar emoções, prestar atenção em rostos e a capacidade de seguir o olhar de alguém. Eles são divertidos, para que as crianças não percebam que estão treinando, também não têm instruções faladas nem escritas. A ideia é explorar a parte gráfica e o visual.

“Os jogos foram projetados especificamente para crianças autistas, pois nesse universo há uma grande variedade de habilidades cognitivas e habilidades de linguagem,” explicou Alvares. Segundo a pesquisadora, só depois de passarem por uma série de testes para comprovar seus efeitos os jogos serão disponibilizados ao público.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *