Visor holográfico promete dar visão de raio-x aos motoristas

Uma equipe de pesquisadores do Reino Unido desenvolveu o primeiro head-up display (HUD) de realidade aumentada com tecnologia LiDAR (Light Detection And Ranging), que promete dar aos motoristas visão de raio-x. Ainda um protótipo, o visor com imagens 3D de ultra-definição pode tornar real cenas que nos acostumamos a ver em filmes de ficção de super-heróis, como o Batman, por exemplo.

head-up display é uma espécie de tela transparente, na realidade uma projeção, que possibilita ao usuário ver dados e informações sem precisar desviar o olhar do que está à sua frente. Num carro, por exemplo, ele projeta no para-brisa uma imagem invertida que é refletida diretamente nos olhos do motorista que a vê sem precisar tirar os olhos da rua ou estrada.

Alguns carros, especialmente modelos de luxo, já possuem esse recurso para que o motorista possa ver informações como velocidade, nível de combustível ou mesmo percurso a ser seguido, projetados à sua frente. Os pesquisadores das Universidades de Cambridge, Oxford e UCL (University College London) deram um passo adiante conseguindo projetar objetos reais em 3D, como uma holografia.

Com a tecnologia LiDAR, fundamental no desenvolvimento dos carros autônomos, é possível identificar tudo o que está ao redor do carro usando um sensor a laser com luz infravermelha. Carros, pedestres, ciclistas ou objetos nas laterais de ruas e estradas são detectados sem necessidade de GPS ou conexão de rede.

Para que seja possível detectar também obstáculos que podem estar ocultos, como uma moto ou ciclista que estejam num ponto cego ou atrás de outro veículo ou sinais de trânsito ocultos pela vegetação, eles desenvolveram um jeito de consolidar dados dos vários usuários que estiverem transitando pelo mesmo local. É uma solução similar ao que já usamos no Waze, por exemplo.

Sem riscos, nem distrações

Eles fizeram uma prova de conceito coletando dados e fazendo um mapeamento numa rua do campus da UCL, em Londres. Reunindo dados de vários scanners LiDAR colocados em diferentes pontos, eles construíram um modelo 3D. E é esse mapa de realidade aumentada, com todos os objetos captados no entorno, representados por imagens holográficas, que é projetado nos olhos do motorista.

“O principal benefício dessa nova tecnologia será o aumento da segurança no trânsito, com a redução de acidentes e de suas consequências”, prevê Arie Halpern, especialista em tecnologias disruptivas.

Agora, os pesquisadores estão desenvolvendo um algoritmo para projetar várias camadas de objetos com diferentes tamanhos, de acordo com a distância em que estão em relação ao veículo. Assim, quanto mais longe, menor eles aparecerão na projeção. E querem também possibilitar a personalização do layout dos head-up displays para que cada usuário possa escolher as informações que quer ver, o que pode incluir também informações sobre sua saúde ou desempenho do carro.

No estudo “Hologramas digitais derivados de LiDAR para monitores automotivos” (LiDAR-derived digital holograms for automotive head-up displays), publicado na revista Optics Express, eles comprovam que os hologramas não causam distração para os motoristas nem representam riscos ao olho humano.