Volkswagen apresenta conceito de carro sem volante e sem pedais

(Fonte: Telegraph)

(Fonte: Telegraph)

A Volkswagen está investindo na corrida do desenvolvimento de carros autônomos. No Salão de Genebra, evento automotivo realizado esta semana na Suíça, a empresa aproveitou para apresentar seu primeiro carro-conceito elétrico voltado para transporte coletivo. O veículo, chamado de Sedric, não possui pedais ou volantes e tem o visual de uma minivan. As informações são do portal Telegraph. O carro, no entanto, é apenas um conceito e não tem previsão para ser lançado no mercado.

De acordo com esse conceito, Sedric seria completamente autônomo e capaz de tomar suas próprias decisões sobre qualquer situação. Mas haveria também uma linha de contato com um operador treinado para o caso de situações com as quais o carro nunca tenha lidado antes.

Funcionaria assim: o acionamento de um botão “chama” o carro e abre suas portas. Ao entrar, o usuário diz em voz alta para onde gostaria de ir e o carro navega sozinho e estaciona no local indicado. Além disso, se for necessário, ele se conecta a um posto elétrico para recarregar sua bateria. Segundo Ulrich Eichhorn, chefe de pesquisa da Volkswagen, o carro também poderá ser programado para coletar suas compras no supermercado, por exemplo.

Segundo o portal da revista “Fortune”, Sedric aponta uma tendência da indústria de abandonar carros autônomos feitos para usos privados e focar no uso coletivo desse tipo de modelo, apostando no uso público e colaborativo, como no caso dos aplicativos de carona Lyft e Uber.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *