Waymo, do Google, lança serviço de carona sem motorista

Waymo, do Google, lança serviço de carona sem motorista

A Waymo, empresa de tecnologia para carros autônomos da Alphabet, empresa-mãe do Google, lançou na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, serviço de carona de carros autônomos sem um motorista. A empresa é a primeira a testar veículos autônomos com o público sem a supervisão de motorista ou engenheiro. A notícia foi revelada pelo CEO da empresa, John Krefcik, durante uma conferência de tecnologia em Lisboa, esta semana.

Desde outubro deste ano, a Waymo testa minivans autônomas no estado do Arizona sem a presença de um motorista de segurança ao volante, como determina a lei da maioria dos estados norte-americanos.

Os sensores espalhados dão aos veículos uma visão de 360 graus, rastreando objetos em movimento que geralmente ficam invisíveis ao olhar humano. Já os lasers instalados são capazes de enxergar objetos em três dimensões,  numa distância de até 300 metros.

Em um primeiro momento, um funcionário da Waymo permanecerá no veículo, sentado atrás do banco do motorista. O serviço não estará disponível para qualquer pessoa que quiser experimentá-lo. Membros do programa Early Rider, da própria Waymo, serão os primeiros a testar a tecnologia.

Nesse início, o serviço será gratuito para a população do subúrbio de Chandler, em Phoenix.

Outras empresas seguem testando seus motorizados sem motoristas, porém a diferença é que, casos como a Uber, ainda são supervisionados por engenheiros. Eles, além de monitorarem o funcionamento das máquinas, estão prontos para assumir o volante quando necessário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *